O estranho nome, Canoa Quebrada, data desde o descobrimento do Brasil, quando um navio Português comandado por Francisco Soares da Cunha, quebrou nas rochas Ponta Grossa. Na tentativa de procurar um reparo na vizinha aldeia de Aracati, onde vivia mestre Simão, o veleiro foi empurrado até nossa praia. 

Ao chegar de Mestre Simão para inspecionar o barco acompanhado pelos ajudantes aborígenes se ouviu um grito: ” Oh, uma canoa quebrada!” (Vale ressaltar que por os aborígenes qualquer coisa flutuante era uma canoa).  Foi então registrado este nome para nossa praia.

O local onde antigamente viviam as primeiras famílias indígenas perto da praia hoje se chama Estevãos e é uma área de proteção ambiental.

Os nativos, além da atividade pesqueira, se dedicam à várias formas de artesanato, como labirintos, bordados, pinturas e esculturas.

Uma menção particular merece   “Chico artesão ” que capturou o amor e a magia dos nativos por um fenômeno astronômico que é a conjunção da “Lua e estrela” (planeta Vênus) em alguns períodos do ano, o materializando em brincos, pingentes e pulseiras. Hoje é o símbolo de Canoa Quebrada.

Na década 1960-1970 nossa praia foi descoberta por mochileiros em busca de aventura e tranquilidade ; uma vez que os criadores franceses de cinema anos mais tarde vieram outros tipos de turistas não só do Brasil , mas também do exterior.

«Nouvelle Vague» foi um nome usado pelo crítico francês Francois Giroud em 1958 na revista “l’Express”,como uma referência a um grupo de novos cineastas , que começaram a fazer filmes que romperam com a narrativa tradicional do cinema, nomes como Jean -Luc Godard , François Truffaut, Alain Resnais , Jaques Rivette , Claude Chabrel , Eric Rohmer e Agnes Varda estavam representantes do movimento.

Na década de 1960 eles escolheram Canoa Quebrada para filmar “Le Grabuges“, um filme que é bem conhecido no Brasil “Operação Tumulta“. A história diz que um dos participante da equipe do filme era um muçulmano marroquino que pediu “Allah” para perdoar as festas nunca terminadas entre os artistas e os moradores e para isso, ele contratou um artista local para esculpir nos rochedos de arenito vermelho uma meia lua e estrela , o símbolo de sua religião e este tornou-se o grande símbolo de Canoa Quebrada para este dia.

Desde o ano 2000 , Canoa Quebrada está em pleno andamento começando a ser um destino turístico conhecido internacionalmente.

Canoa Quebrada tem hoje cerca de 4.000 habitantes entre nativos , outros brasileiros e uma numerosa colônia de estrangeiros.